Muitas mulheres apostam no salto alto para valorizar o look e também para proporcionar um toque sensual ao visual. Esta caracterÃstica nos calçados nem sempre significa conforto, mas dependendo do modelo escolhido, a experiência pode ser mais confortável sem perder a elegância.
Frequentemente o salto tem a função de dar o toque formal ao visual para diversas situações, sendo elas corriqueiras como o próprio trabalho, ou um evento especial, como formaturas e casamentos. Sem dúvidas, o calçado pode abrilhantar o look e inclusive valorizar uma peça de roupa mais básica e discreta.
Apesar da obsessão de algumas mulheres pelo salto alto, alguns cuidados devem ser tomados, pois o uso em excesso pode causar dores nas pernas, eventuais câimbras, problemas nos joelhos e também varizes. Portanto, é fundamental intercalar o uso do salto alto com calçados baixos e sempre que possÃvel buscar opções de salto mais confortáveis.
Conheça os modelos de salto alto
É essencial conhecer os diferentes modelos de salto para saber como usá-los e como encaixá-los em cada situação. Veja abaixo a descrição dos modelos mais usados e saiba como diferenciar cada um deles.Salto fino
Caso o salto tenha até 7 centÃmetros, ele pode ser razoavelmente confortável, mas acima desta medida os pés ficam altamente inclinados, exercendo maior pressão na parte da frente dos pés e podendo causar muitas dores e desconforto, mesmo após pouco tempo de uso. Portanto é sempre válido observar o ambiente em que ele será usado, e o tempo em pé que será exigido.
Salto grosso
Este salto pode perfeitamente integrar looks casuais, ou até mesmo para o trabalho, com muita elegância e personalidade. Mas quanto ao seu uso em eventos formais, é válido observar o calçado como um todo e se atentar para que ele não esteja pesado em relação à delicadeza e sofisticação das peças escolhidas.
Salto plataforma
Apesar do conforto deste modelo, ele tem uma aparência pesada e certamente é um dos modelos menos indicados para eventos mais sofisticados. No entanto, ele pode perfeitamente integrar looks mais descontraÃdos ou até mesmo para o trabalho, desde que o ambiente profissional não exija extrema formalidade. Deve-se atentar para o cuidado extra ao caminhar, a fim de evitar torcer o pé.
Salto meia pata
O diferencial deste modelo é uma espécie de plataforma na parte da frente dos pés, o que ameniza o efeito do salto e permite que ele seja ainda mais alto. É muito comum encontrar calçados deste modelo com os saltos extremamente altos, como os de até 15 centÃmetros.
Assim como o salto plataforma, o salto meia pata provoca um visual mais pesado e menos formal. Portanto, na montagem dos looks é indicado que ele seja combinado com peças de roupa mais casuais, como a calça flare por exemplo, que é uma ótima saÃda para alongar a silhueta.
Salto anabela
O salto anabela comumente pode ser confundido com o salto plataforma, mas seu diferencial é a ausência de plataforma na parte da frente dos pés, o que mantem esta parte dos pés na altura do chão. Este salto pode estar presente em calçados fechados, mas com certeza é visto com maior frequência em sandálias.
O modelo é muito delicado e proporciona um toque romântico ao visual. Vestidos e saias criam belas combinações com o salto anabela, e estes looks que podem ser boas apostas para o trabalho ou um evento informal.
Salto grosso ou salto fino: qual usar?
Um mesmo estilo de calçado pode ter um visual totalmente diferente dependendo do modelo do salto. Sendo assim, entenda a diferença que o salto fino ou grosso pode causar nos modelos de calçados mais usados e veja como melhor adaptá-los de acordo com a sua personalidade.Sandálias
As sandálias de salto fino são excelentes escolhas para eventos formais por sua delicadeza e sofisticação, mas também podem proporcionar o toque final em looks casuais. Camiseta e short jeans a principio pode parecer uma combinação diurna, mas sandálias de salto fino podem finalizar esta composição, criando um look para a balada.
Scarpins
O modelo com salto fino tem um toque muito sensual e, dependendo do material ou da cor, pode ser o destaque de um look para um casamento ou formatura. No entanto, este modelo com o salto grosso pode ser a melhor opção para o trabalho, pois transmite a seriedade de um calçado fechado, porém com um salto mais confortável.
Sapatos
O modelo Chanel, que deixa o calcanhar à mostra, se acompanhado por salto fino é um modelo muito sofisticado. Os sapatos com salto grosso proporcionam maior conforto, e quando complementados por bicos arredondados e tiras centrais, parecem sapatos de boneca e criam um visual romântico.
Ankle / Open boot
Estes calçados com salto fino podem ser uma boa aposta para um look de balada, ainda mais se acompanhados por uma clutch. Os modelos com salto grosso podem tranquilamente integrar looks diurnos. Independente do salto, se complementados com meias calças, criam looks com um toque roqueiro e fashionista para os dias mais frios.
Botas de cano médio e alto
As botas de salto fino passam uma impressão fatal, devendo ter seu uso observado para o ambiente de trabalho por exemplo, ainda mais se ao salto se some ao cano alto ou over knee. Enquanto as botas de salto grosso podem integrar looks estilosos com meias calças e saias, ou se sobrepostas em calças jeans podem ser looks para o trabalho.
10 passos para comprar um salto alto confortável
Ao comprar um calçado com salto alto é imprescindÃvel analisar vários aspectos do produto antes de investir. Sendo assim, veja abaixo uma lista de dicas para te auxiliar naqueles momentos de dúvidas nas lojas.- Caso o salto seja usado em situações que exijam caminhar ou permanecer em pé por muito tempo, é indicado optar por um salto com menos de 4 centÃmetros.
- Se o modelo do calçado tiver uma espécie de pulseira ao redor do calcanhar, é indicado que ela fique presa adequadamente, nem muito justa que aperte, tampouco frouxa que afete a estabilidade ao caminhar.
- Analise o revestimento da “palmilha” do calçado, para que os pés não escorreguem naturalmente ou em caso de os pés suarem.
- Examine o grau de inclinação da sola do calçado, quanto maior a inclinação maior a chance de dores na sola dos pés e nas panturrilhas.
- Confira se os dedos não estão apertados nos calçados ou se o calçado não está muito ajustado para os seus pés nas laterais, pois ambas as situações podem causar machucados e bolhas.
- Observe o material da sola do calçado, caso ele seja de plástico duro ou madeira o impacto destes materiais no chão pode ser prejudicial para os pés.
- Se atente se nenhuma área do calçado está em atrito intenso com a pele, o que pode machucar, causando bolhas e futuramente calos.
- É fundamental analisar a estabilidade que o calçado proporciona para evitar quedas e torções. Portanto, sempre que possÃvel caminhe alguns metros ao provar um calçado.
- Considere se o modelo do calçado não força que todo o peso do corpo seja projetado na parte da frente dos pés, pois caso isto aconteça causará dores e calos.
- Priorize calçados que a sola tenha maior aderência com o piso, uma vez que podem evitar eventuais escorregões e quedas.



















